Bahia vai qualificar 20 mil profissionais de turismo até a Copa de 2014

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, vai qualificar 20 mil profissionais e microempresários ligados ao turismo até 2014. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27), pelo titular da pasta no Estado, Domingos Leonelli, durante palestra no evento Agenda Bahia, promovido pela Rede Bahia, no auditório da Federação das Indústrias, em Salvador.

De acordo com o secretário, serão beneficiados profissionais como taxistas, recepcionistas, garçons, camareiras, dentre outros. Para o gestor, esse será um dos principais legados que um evento como a Copa do Mundo deve deixar para o destino. “Pois esse aprendizado ficará para depois do evento”, disse.

Dados da Setur apontam que a Bahia receberá cerca de 700 mil visitantes nos meses de junho e julho de 2014, 300 mil a mais que o fluxo registrado atualmente. Além de projetos de qualificação, serão executadas ações nas áreas de infraestrutura turística e promoção.

Entre as principais obras de qualificação do destino com recursos da Secretaria de Turismo estão intervenções na Feira de São Joaquim, Terminal Náutico e a reestruturação da Baía de Todos-os-Santos, que prevê aportes de US$ 85 milhões. Os recursos serão utilizados na construção de píeres, atracadouros e recuperação do patrimônio histórico.

Aviação regional – Durante o debate realizado na Fieb, Leonelli anunciou ainda que o governo deve revalidar o decreto que prevê incentivos fiscais para a operação de vôos locais. Editada ainda no ano passado, a medida fez com que fosse ampliada a malha aérea regional com a implantação de novos vôos para Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras , Vitória da Conquista e Lençóis.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091