Bahia sediará um dos maiores eventos de ciclismo do mundo

  8016981895_4e3a393549_z

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Chapada Diamantina, uma das principais zonas turísticas da Bahia, recebe pela quarta vez o Brasil Ride 2013, que será realizado entre os dias 19 e 26 de outubro. O mais importante evento de ciclismo da América Latina terá como bases da etapa nordestina os municípios de Mucugê e Rio de Contas, a 440 e 730 quilômetros de Salvador, respectivamente. A competição tem apoio da Secretaria do Turismo, por meio da Bahiatursa, e vai receber cerca de 400 atletas, entre amadores e profissionais, de 24 estados do Brasil e de mais 20 países, entre eles Argentina, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, República Tcheca e Suíça.

Este ano, a organização do Brasil Ride confirmou a participação de três dos maiores ciclistas da história. Estão garantidas as presenças do suíço Christoph Sauser, bicampeão mundial de Mountain Bike (XCM) e tricampeão da Cape Epic; da campeã mundial de 24h de mountain bike, Rebecca Rusch, conhecida como a “rainha da dor”; e do holandês Bart Brentjens, primeiro campeão olímpico de mountain bike, em Atlanta 96, e bronze em Atenas 2004, que veio ao Brasil no ano passado e tornou-se embaixador da prova.

A boa organização do Brasil Ride somada às belezas naturais da Chapada Diamantina atraem atletas de altíssimo nível do cenário mundial. É o exemplo do japonês Kohei Yamamoto, dos brasileiros Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira e do holandês Hans Becking, dentre outros nomes do esporte. Confirmaram presença também dois grandes nomes do automobilismo brasileiro: o ex-piloto de Fórmula 1, Christian Fittipaldi, e o piloto de Fórmula Truck, Geraldo Piquet, que percorrerão as trilhas em duas rodas.

A competição foi eleita a “Melhor Prova de MTB do Brasil”, título dado pelos leitores da Revista Bike Action durante a eleição do Prêmio Guidão de Ouro 2013, e o evento consolidou-se como uma das melhores provas do Planeta, após receber o status da UCI (União Ciclística Internacional), com entrada no calendário mundial.

As inscrições para o Brasil Ride podem ser feitas até o próximo dia 27 de setembro através do site www.webventure.com.br/h/eventos/inscricoes-para-brasil-ride-maratona-xcm-2013/6182. Mais informações em www.brasilride.com e pelo telefone (14) 3354-4939.

Circuito é um convite para passear pela Chapada

A prova tem um circuito de 600 quilômetros – 70% das trilhas são novas -, onde participarão atletas de várias categorias, da Junior ao Veterano, dos sexos masculino e feminino, passando por 14 municípios da região. Outra novidade é a última etapa, no dia 26 de outubro. Com aproximadamente 62 quilômetros, ela será válida também como a final do Campeonato Baiano de Mountain Bike, reunindo os melhores ciclistas da Bahia, numa confraternização com os melhores ciclistas do Brasil e do mundo.

O percurso total do Brasil Ride 2013 prestigia importantes localidades da Chapada Diamantina. Os destaques são os municípios de Mucugê e Rio de Contas, bases da disputa internacional no Estado, mas também ganham projeção Piatã e Abaíra, dentre outros municípios e vilarejos. No total, a zona turística conta com quase 40 municípios e representa 4,5% do fluxo turístico da Bahia, que é de mais de 11 milhões de visitantes no ano, de acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Mucugê oferece lugares de rara beleza como cachoeiras, cânions e vales. Umas das cidades mais antigas da região da Chapada, fundada no fim do século XVIII, Mucugê foi um dos principais centros de exploração de ouro e diamante. Até hoje preserva casarões coloniais e é uma ótima opção pra praticar ecoturismo. Uma dica é a visita ao Projeto Sempre Viva, onde o turista pode fazer trilhas e conhecer um pouco sobre os estudos de preservação de plantas e animais raros, típicos da região. A história da busca por pedras e metais preciosos que atraiu muita gente à Chapada também pode ser conhecida de perto no Museu Vivo do Garimpo.

Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia e tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Contas também faz parte do percurso do evento. Quem gosta de aventura pode explorar o Pico das Almas, um dos mais altos da Chapada, com 1.958 metros de altura, que abre a uma vista maravilhosa dos grandes vales verdes recortados por rios, montanhas e pedras. A aventura inclui, ainda, acampamento no santuário ecológico do Largo do Queiroz, escaladas e trekking por riachos e matas. A bela cachoeira do Fraga; a ponte do Coronel; o povoado de Mato Grosso, com suas flores e hortaliças; e a Estrada Real que leva a Livramento, construída com grandes pedras regulares, há 300 anos, por escravos, são outros bons motivos para conhecer Rio de Contas. Ainda em Rio de Contas está localizada a Igreja de Nossa Senhora de Santana, construída por escravos no século XIX.

Já a mais alta cidade serrana de todo o Nordeste e a mais antiga povoação da Chapada Diamantina é Piatã, que também fica no percurso do Brasil Ride 2013. As cachoeiras do Patrício, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado, as Serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros estão entre os principais atrativos naturais de Piatã. A altitude tem beneficiado a produção de café de Piatã, considerada uma das melhores do Brasil. Um atrativo a mais para os amantes do café visitarem o município.

As trilhas do Brasil Ride também passam por Abaíra, que ficou conhecida por produzir uma das melhores cachaças da Bahia. A cada dois anos, sempre no mês de setembro, é realizado o Festival da Cachaça de Abaíra, um evento técnico e festivo, com palestras e seminários relacionados à cultura da cana de açúcar, apresentações musicais, festa dançante, concursos da melhor cachaça e da Rainha da Cana. Esse ano, o festival foi realizado de 13 a 18. Dentre os atrativos de Abaíra, destaque para a cachoeira e o Canyon do Canta Galo, as cachoeiras da Luzia, da Mixilânia, da Samambaia, os Morros da Boa Vista e do Elefante, a Praia de Jatobá, o Rio Água Suja, as serras da Guarda Mor, da Mutuca, do Ouro Fino, da Tromba e o Vale da Estiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863