Bahia representa o Brasil na 3ª edição do Tributo Cultural à Língua Portuguesa

Participação baiana conta com workshops, palestras e shows de Nelson Rufino e J. Velloso

A Bahia como destino turístico será divulgada no Porto, cidade parecida com Salvador Foto: Jota Freitas/ Setur

A Bahia como destino turístico será divulgada no Porto, cidade parecida com Salvador Foto: Jota Freitas/ Setur

A Bahia representa o Brasil, em Portugal, na 3ª edição do Tributo Cultural à Língua Portuguesa, de 27 a 29 de novembro, em Porto, onde a Bahiatursa realizará workshops para agentes de viagem, palestras e shows que divulgam a Bahia como destino turístico. O evento também será uma oportunidade para os portugueses conhecerem um pouco mais da música baiana nos shows dos baianos Nelson Rufino e J. Velloso, que levarão o samba  e elementos da cultura afro e do candomblé.

Porto é o segundo emissor de fluxo turístico de Portugal para a Bahia, que, somado com as cidades próximas, como Algarve, Coimbra e as ilhas do arquipélago da Madeira, representa um grande mercado, com concentração de expressivo número de agentes de viagem.   A cidade, muito parecida com Salvador, se destaca no segmento enoturismo.

Palestras - Segundo a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, serão realizadas três palestras para apresentar a Bahia e seus novos produtos turísticos, principalmente o turismo cultural, o enoturismo, o ecoturismo e o turismo de negócios. “Além disso, vamos promover o São João da Bahia. Existe uma grande semelhança do São João do Porto com o de Salvador, produto que está sendo hoje internacionalizado pela Embratur, de tamanha importância cultural e econômica”.

Em paralelo, serão apresentadas palestras sobre as potencialidades turísticas da Bahia, além da Estratégia Turística da Bahia – Terceiro Salto. Vários segmentos serão temas de discussão, entre elas, o segmento de negócios no Rio São Francisco. “Faremos várias reuniões com empresários portugueses e, para finalizar, no dia 29, vamos promover a Bahia como destino para a Copa do Mundo”, disse.

Para Rosana, “a presença da Bahia em Portugal é de extrema importância, visto que nosso estado foi indicado como um dos principais destinos turísticos de vendas nos últimos quatro anos”, relata. “É um momento de marco em Portugal, oportunidade de promover o destino Bahia para o segmento cultural”, afirma.

Rosana destaca ainda a importância da presença em Salvador de habitantes originários do Norte de Portugal (oriundos da cidade do Porto) e o comércio que se estabelece entre ambas as cidades. Outro fator especial é o intercâmbio cultural: Salvador e Porto são Patrimônio da Humanidade, desde 1985 e 1996, respectivamente.

A promoção da Bahia também tem como objetivo principal fomentar os voos diários internacional da companhia aérea TAP.

NELSON RUFINO E JOTA VELLOSO -  Nelson Rufino e Jota Veloso fazem show no dia 29, aberto ao público. Rufino é um dos mais requisitados compositores de samba, com várias músicas gravadas por grandes intérpretes da música brasileira. Velloso tem trabalho reconhecido em Porto e em Paris, na França, atuando como diretor artístico da famosa Lavagem de Madeleine.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863