Bahia presente na Lavagem de La Madeleine

Um dos maiores símbolos da cultura popular baiana e do sincretismo religioso contagia as ruas de Paris esta semana. A “Lavage de La Madeleine”, inspirada na tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, leva o clima das festas de largos da Bahia para a igreja idealizada por Napoleão em 1806. Considerada a maior festividade do Brasil na Europa, foi criada pelo santo-amarense Robertinho Chaves.

 O evento que conta com o apoio da Bahiatursa chega a sua 11ª edição com homenagens a Jorge Amado e a cidade de São Luís, Maranhão. Este ano, a programação conta com a participação de Magary Lord e mais de 20 grupos musicais, de dança e percussão.

Durante a semana, acontecem diversas manifestações artísticas, como festas em bares e restaurantes, shows e exposição em celebração à cultura brasileira. O encerramento das festividades acontece no domingo, com o cortejo que parte da Praça da República em direção à Praça de La Madeleine e lavagem simbólica das escadarias da igreja, com baianas, flores e muita água de cheiro.

Maragojipe em Paris

Pelo segundo ano consecutivo, as famosas máscaras do Carnaval de Maragojipe participam da festa de Madeleine. No dia 21 de setembro a sede da Unesco, em Paris, abre espaço para a cultura baiana. O artista plástico Thiago Bols vai expor telas que retratam a cidade de Maragojipe através das máscaras e de personagens da cultura popular como o bumba-meu-boi.

No evento de rua serão distribuídos folders e folhetos bilingües. Toda divulgação tem apoio da Bahiatursa, já que em fevereiro de 2009 o governador Jaques Wagner assinou decreto transformando o Carnaval de Maragojipe em Patrimônio Imaterial da Bahia, acatando proposta feita pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Mercado francês

A França é o quarto principal mercado de emissores estrangeiros para a Bahia, atrás apenas da Argentina, Espanha e Itália. De acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), dos 558 mil visitantes de outros países que estiveram na Bahia em 2011, cerca de 50 mil eram franceses.

Já a Europa como um todo representa quase 40% do mercado de estrangeiros que viajam para o território baiano.

 

Departamento de Comunicação da Bahiatursa

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091