Bahia fortalece o turismo no sertão

9522553911_56a507468e_z

 

Os municípios do sertão da Bahia estão intensificando as atividades voltadas para o turismo. O objetivo é ampliar a geração de emprego e renda na zona turística composta por 15 municípios. O desenvolvimento do setor foi objeto de discussão do encontro do Fórum Estadual do Turismo, realizado nesta sexta-feira (16), na cidade de Feira de Santana, a 108 km de Salvador.  

O evento, que foi aberto pelo secretário Domingos Leonelli, contou com a participação de cerca de 200 pessoas, como empresários locais e representantes das principais entidades do turismo da Bahia, além de autoridades como o prefeito José Ronaldo e o secretário de Desenvolvimento de Programas do Ministério do Turismo, Fábio Mota.

O secretário Leonelli ressaltou as ações de interiorização do turismo realizadas pela Setur e pela Bahiatursa e disse que o governo estadual vai promover ações de promoção, qualificação profissional e infraestrutura na região. “A Secretaria da Infraestrutura está recuperando o aeroporto de Feira e, até o fim do próximo ano, traremos um voo regular para a cidade. Além disso, pretendemos fazer um projeto de sinalização turística na zona Caminhos do Sertão e inserir os empreendedores da região no nosso programa de qualificação profissional de hospedagem Cama e Café”, contou.

Os empresários do sertão desenvolveram um plano estratégico para a região, que foi apresentado pelo empreendedor Getúlio Andrade e pelo consultor do Sebrae, Tiago Reis. O documento sinaliza as principais demandas dos municípios que possuem atrativos que vão desde as áreas da cultura, passando pelo ecoturismo e arqueológico.

O diretor de Turismo do município de Monte Santo, Ivan Santana, destacou o caráter participativo da gestão da Setur e da Bahiatursa. “O Governo do Estado, através das áreas da cultura e do turismo, promoveu uma grande interiorização da Bahia, fazendo com que nós tivéssemos mais visibilidade”, conclui.

A zona turística Caminhos do Sertão é composta pelos seguintes municípios: Araci, Banzaê, Candeal, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Monte Santo, Nova Soure, Ribeira do Pombal, Serrinha, Teofilandia, Tucano e Uauá.

 

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863