Bahia deve receber 3,5 milhões de visitantes brasileiros e estrangeiros neste verão

 

Nesta sexta-feira (21), começa oficialmente o verão e com ele as perspectivas de aumento do número de turistas em toda a Bahia. Segundo dados estimados na última pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, realizada em 2011, o estado deve receber cerca de 3,5 milhões de visitantes vindos de outros estados e também do exterior. Outros 2 milhões de baianos devem circular pelas zonas turísticas do próprio estado no período que vai até março, principalmente durante o réveillon e o carnaval.

De acordo com a Infraero, o aumento no movimento dos aeroportos de Ilhéus e Salvador devem ser 15% maior que o medido na temporada passada. Já os cruzeiros marítimos, devem trazer mais de 300 mil visitantes a Salvador e Ilhéus até maio.

Os principais emissores de turistas para a Bahia são os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Em âmbito internacional, os países que mais enviam visitantes para a Boa Terra são Argentina, Espanha, Itália, França e Estados Unidos.

O secretário Domingos Leonelli afirma que a Bahia é um destino que se diferencia dos demais no país, por conta do seu forte apelo cultural, aliado às belezas naturais. “Temos 13 zonas turísticas de diferentes características, com praias, rios, cachoeiras, vales, serras, vinhedos. Diante disso, adotamos um conceito denominado A Bahia é muito mais”, disse.

Os destinos baianos mais visitados devem ser Salvador, Litoral Norte (Praia do Forte, Guarajuba e Imbassaí), Porto Seguro (sede, Arraial D’Ajuda e Trancoso), Ilhéus, Itacaré e Morro de São Paulo, além das praias da Costa das Baleias.

O empresário Antonio Berti, dono de uma rede de hotéis em Morro de São Paulo, afirma que as perspectivas são as melhores possíveis, já a partir do Réveillon e também em janeiro. O hoteleiro italiano Luigi Rotuno, de Porto Seguro, também está otimista. “Vamos ter 100% de ocupação quase em todo o mês de janeiro”, disse.

Voos charters devem garantir fluxo de estrangeiros

Entre janeiro e fevereiro, a Bahia terá 18 voos extras, sendo 16 da Argentina, principal mercado emissivo de visitantes para o estado. “Virão 15 mil portenhos para Salvador e Porto Seguro”, afirma Rosana França, diretora de Mercado Internacional. Além disso, haverá a rota Paris/Salvador, que permitirá a vinda de 2,3 mil franceses no verão, haverá um vôo extra da Air Europa, vindo de Madri.

Ao todo, serão 25 voos semanais internacionais ligando a Bahia aos seus principais mercados emissivos no exterior: Argentina, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e França

Mais informações do verão baiano para turistas e moradores locais

Quem estiver na Bahia ou que esteja pretendendo vir para o destino turístico preferido dos brasileiros, a Secretaria do Turismo disponibiliza um sistema integrado com informações na internet e também através de um serviço de call center.

O site www.verao.bahia.com.br já está no ar com as principais dicas do verão de Salvador e das principais zonas turísticas do estado. São informações sobre ensaios, carnaval, destinos e festas, atualizadas diariamente pelas equipes de comunicação da Setur e da Bahiatursa.

Já o Disque Bahia Turismo funciona 24 horas, em inglês, espanhol e português, através do telefone 71 3103-3103.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863