Bahia comemora escolha da bola da copa com homenagem às fitinhas do Bonfim

A Brazuca, principal estrela do Mundial de Futebol da Fifa, foi apresentada terça-feira durante evento no Rio de Janeiro

A Brazuca, principal estrela do Mundial de Futebol, foi apresentada terça-feira em evento no Rio

 As fitinhas do Senhor do Bonfim, ícone tradicional da religiosidade da Bahia, foram inspiração para o design da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. Batizada de Brazuca, a principal estrela do Mundial de Futebol da Fifa foi apresentada nesta terça-feira (03) durante evento no Rio de Janeiro.

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli comemora o momento de exposição e marketing em torno das fitinhas, que ganharam destaque na imprensa nacional e internacional na última semana, por conta da retomada da fabricação do artefato em Salvador após 20 anos. “As fitinhas do Bonfim são utilizadas pela Bahiatursa em todas as feiras internacionais de turismo e representam a principal lembrança da Bahia para os turistas”, disse.

As cores e a representatividade do souvenir estão impressas nos desenhos dos sete painéis que compõem a Brazuca, com o objetivo de representar a alegria do futebol brasileiro.

Trajetória – As fitinhas do Senhor do Bonfim fazem parte da história da Bahia desde o século XVIII e podem ser vistas nas grades da Igreja do Bonfim e nos braços de católicos baianos e turistas. Uma lenda em torno da fita aponta que os pedidos dos fieis são atendidos quando o acessório se rompe naturalmente.

Coloridas, as fitinhas têm uma tonalidade para cada orixá das religiões de matriz africana.

O branco, por exemplo, representa o Senhor do Bonfim, no Catolicismo e o Oxalá, no Candomblé. Já o vermelho representa Santa Bárbara na igreja e Iansã, no sincretismo religioso.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863