Artesanato sustentável é destaque na Cidade do Saber, em Camaçari

Até amanhã (12), baianos e turistas que visitarem o município de Camaçari poderão apreciar a exposição Camassary que encanta, na Cidade do Saber (Instituto Professor Raimundo Pinheiro). A mostra reúne peças de 15 artesãos da cidade, que participaram dos cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria de Turismo do Estado, em parceria com o Sebrae. A iniciativa de realizar a exposição foi dos próprios artesãos, que já põem em prática as lições de empreendedorismo e sustentabilidade obtidas no curso.

As mais de cem peças artesanais exploram o tema escolhido pelos artistas – Camassary que encanta, com o nome da localidade grafado em tupi-guarani. A aposta é resgatar as tradições e personagens típicos do município de Camaçari, incluindo na produção materiais recicláveis como papel, papelão e latas. São peças decorativas e utilitárias que vão desde bonecas de material reciclado a artigos em cerâmica, bordado e trançado em palha da costa e piaçava, dentre outros. A produção também é marcada por animais típicos da região e por personagens como as cocadeiras, que vendem seus doces pela cidade, e até representações de lendas como o Bumba-meu-boi.

O Programa de Qualificação Profissional de Salvador e Entorno é financiado pelo Ministério do Turismo e, desde 2010, já preparou quase dois mil profissionais envolvidos com serviços de hospedagem e alimentação em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Itaparica, Vera Cruz, Mata de São João e Cachoeira. A previsão é que até o final do ano 4,3 mil trabalhadores sejam requalificados pelo programa, que inclui garçons, cozinheiros, caixas, recepcionistas, camareiras, artesãos e instrutores.

Serviço

O quê: Exposição de artesanato Camassary que encanta

Quando: Até amanhã (12), das 8h às 18h

Onde: Cidade do Saber/Instituto Professor Raimundo Pinheiro (Rua do Telégrafo, Bairro Natal, Camaçari)

Quanto: Entrada gratuita     11/04/2012

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091