Ações sociais aquecem a quarta edição da Brasil Ride em Mucugê

Tour Gastronômico, palestras e passeios ciclísticos complementam programação da competição que incrementa turismo de aventura na Chapada Diamantina

As ações paralelas à competição têm como objetivo objetivo provocar a interação entre os atletas e a comunidade

As ações paralelas à competição têm como objetivo provocar a interação entre os atletas e a comunidade

A Brasil Ride 2013, que acontece de 19 a 26 de outubro no município de Mucugê, na Chapada Diamantina (BA), com o apoio da Secretaria do Turismo do Estado, através da Bahiatursa, apresenta novidades em sua quarta edição. Os participantes e organizadores do evento planejam ações sociais, como palestras abertas ao público, passeios ciclísticos e Tour Gastronômico, com o objetivo de provocar a interação entre os atletas e a comunidade.

A competição é considerada a mais importante de ciclismo das Américas.  Nessa edição, terá 70% de trilhas novas. Para a prefeita de Mucugê, Ana Olímpia Medrado, o apoio do Governo do Estado é fundamental para realizar um evento dessa magnitude. A competição atrai campeões olímpicos, amadores e admiradores do esporte, sendo um momento oportuno para levar o nome do município para o mundo. Entre os destaques estão os campeões do Brasil Ride 2012, Luís Leão Pinto, Tiago Ferreira e Hans Becking.

GASTRONOMIA, PALESTRAS E PASSEIO

O Tour Gastronômico de Mucugê, que já conta com 16 estabelecimentos locais confirmados, dará aos visitantes a oportunidade de conhecer pratos da região.  As palestras para os alunos das escolas municipais serão abertas à população e ministradas por celebridades do mundo esportivo. Também contarão com a presença de atletas com deficiência física, que darão exemplos de superação.

Outro evento é o passeio ciclístico do domingo (20), às 15h, que terá a participação da comunidade, inclusive crianças, sendo que as primeiras 40 que comparecerem vão ganhar um brinde entregue por Geraldo Piquet, filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet. E, para finalizar, no último dia da ultramaratona (26), depois da premiação dos vencedores e da solenidade de encerramento, haverá a festa com apresentações culturais na Praça dos Garimpeiros. Tudo isso para proporcionar um intercambio cultural entre os de fora e os nativos de Mucugê.

“A interação dos atletas é algo muito bom, porque a população tem a oportunidade de conhecê-los. Considero que é um grande divertimento, e as palestras para os estudantes servem para despertar o espirito esportivo que tanto precisamos, pois sabemos que as bebidas e as drogas têm tomado conta. É muito bom que os jovens possam ver e seguir os exemplos dos atletas”, ressalta Ana Olímpia.