Abav 2014 é a grande vitrine do produto turístico baiano

Presentes nos estandes da Setur e Bahiatursa, representantes do trade
e presidentes de entidades elogiam atuação da Bahia na Expo Internacional de Turismo

Estandes da Bahiatursa lotado durante a Abav 2014  Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Estandes da Bahiatursa lotados durante a Abav 2014     Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Maior evento do segmento no Brasil, a Abav - Expo Internacional de Turismo, que será encerrada hoje (28/9) no Anhembi, em São Paulo, tornou-se, mais uma vez,  a grande vitrine para o produto Bahia.

Presentes nos estandes instalados pela Bahiatursa em uma área de 250m², o trade baiano compareceu em peso à feira para a divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado e a nova Estrada Real da Bahia, prestes a se consolidar como mais um destino.

Operadores, agentes de viagens, hoteleiros, secretários e diretores de turismo municipais, perfazendo 55 parceiros, estiveram juntos com a Setur e a Bahiatursa no esforço de incrementar o fluxo no estado, que tem a perspectiva de aumentar entre 15 e 18%, em 2015, o número de visitantes (no ano passado foram registrados 11 milhões).

MOVIMENTO - Distribuição de kits, brindes, apresentação de bailarinos dançando a música baiana, uma roleta turística com perguntas sobre a Bahia e a promoção de cursos de capacitação para profissionais do segmento e o público em geral movimentaram o espaço baiano durante os cinco dias da Abav 2014.

A volta do acarajé da Bahia – ofertado por duas baianas, que também esbanjaram em simpatia, juntamente com outras quatro que circulavam pelos estandes, distribuindo fitas do Senhor do Bonfim -, também foi um sucesso.

As entidades de classe foram representadas por nomes como os presidentes Luiz Alves, da Abav-Ba,  Luiz Augusto Leão, do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia -Sindetur, José Manoel Garrido, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Silvio Pessoa, do Conselho Baiano de Turismo, Jean Paul Gonze, da Associação Brasileira de Receptivo-Seção Bahia, e Pedro Costa, do Convention Bureau de Salvador.

O secretário do Turismo, Pedro Galvão, comemorou os resultados e fez um prognóstico de aumento para mais de 13 milhões o número de turistas na Bahia. Diogo Medrado, presidente da Bahiatursa, disse que os resultados da Abav-2014 coroam o trabalho desenvolvido pela Empresa de Turismo da Bahia durante todo o ano, envolvendo, dentre outras, as ações de receptivo durante a  Copa do Mundo e o São João da Bahia.

ESPÍRITO BAIANO - Luiz  Augusto Leão elogiou  a ação do governo do estado, “ao colocar em vista para o Brasil e o mundo um dos ícones da nossa cidade, que é o Elevador Lacerda”, e programar a “distribuição e localização dos estandes, instalados em um local de grande fluxo de visitantes, que chamam a atenção”.  Jean Paul Gonze disse que encontrou muitos amigos e fornecedores. “Estou vendo muita gente conversando com clientes novos, e isso, com certeza, está gerando bons negócios”.

José Manoel Garrido elogiou a configuração dos estandes da Bahiatursa e comemorou a volta das baianas de acarajé, o petisco mais famoso da Bahia: “Eu nunca vi uma estrutura dessa”. Destacou os bailarinos, que dançavam música baiana, funcionando como mais um atrativo dos estandes, e a movimentação dos operadores e agentes de viagens, além dos hoteleiros, nos balcões de negócios. “A integração existe, só precisamos desejar que todos façam bons negócios”, acrescentou.

Durante o encontro de negócios em um jantar com cerca de 60 operadores,  procedentes e representantes de países das Américas, da Europa e da Ásia, em um programa de hosted buyers promovido pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa,  o presidente da Abav-Ba, Luís Alves, sintetizou a essência do baiano: “A Bahia é um estado de espírito. Como diria o nosso poeta Carlinhos Brown, parece um avião: você pensa que está parado, mas está a mil quilômetros por hora”.

Para baixar mais fotos, acesse: https://www.flickr.com/photos/turismobahia/

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863