Os primeiros acordes de sanfona a animarem o São João da Bahia no Pelourinho este ano foram da Orquestra Sanfônica, de Serrinha. O grupo se apresentou nesta quinta-feira (22) no palco montado no Largo do Pelourinho, levando o forró de raiz que embalou a comemoração dos 39 anos de casados dos turistas cariocas Marco e Maria de Fátima Costa. Neste momento, Adelmário Coelho leva o seu forró ao palco principal, no Terreiro de Jesus.
Marco não mede as palavras e entrega. “Escolhemos Salvador para comemorar porque adoramos a Bahia, o motivo é esse. Maria de Fátima disse que já passou o São João em Salvador há 15 anos, mas que a festa agora surpreendeu. “Quando chegamos vimos essa decoração, vários palcos, bandas, superou a expectativa. Sabia que era animado, por isso vim, mas superou a expectativa”.
Fundador da Orquestra Sanfônica de Serrinha, o músico Chicão elogia a festa e ressalta a importância do investimento para a sobrevivência da cultura nordestina. “A partir do momento em que a Bahiatursa está preocupada com que 70% do repertório seja do São João tradicional, músicas de raiz, do forró pé de serra, isso vai dar espaço e trazer de volta muitos artistas que fizeram a história dessa festa tão linda estão aí no anonimato. Isso vai fortalecer a cultura nordestina com certeza”.
Ainda nesta quinta-feira, se apresentam no Largo do Pelourinho os artistas Jeanne Lima, Arnaldo Farias, Renato Fechini e Cangaia.
Fonte: Secom BA - Repórter: Raul Rodrigues