A Bahia é retratada no documentário Tropicália

A irreverência musical da Bahia, que tanto transgrediu as regras da ditadura militar e ganhou reconhecimento no mundo, está retratada no documentário Tropicália, apoiado pela Bahiatursa. O filme chega aos cinemas dia 14 de setembro nas principais capitais do país.

A riqueza de depoimentos e imagens inéditas dos ícones baianos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Tom Zé e Glauber Rocha atraiu muita gente, nesta segunda-feira em São Paulo, 10, durante a pré-estreia.

“Apoiamos esse tipo de iniciativa porque a cultura é algo inerente ao turismo baiano, está em toda parte”, afirmou o presidente da Bahiatursa e Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.

O Tropicalismo influenciou gerações. “A Bahia é um destino também inventado no imaginário popular por esses artistas. Começou com Jorge Amado e Dorival Caymmi, depois reaparece num segundo grande momento cultural do Estado”, completa Leonelli.

O documentário irá ajudar a levar para todo o Brasil a cultura e as belezas da Bahia. E se no País o filme é novidade, no exterior é sucesso. Tropicália já venceu a categoria Prêmio Especial do Júri no 8º International Music & Film Festival (JIMFF), que acontece na cidade de Jecheon, na Coréia do Sul. A competição World Music Film Today apresenta uma seleção das últimas produções que têm a música como tema central, entre filmes de ficção, documentários e animações.

O documentário, dirigido por Marcelo Machado, mostra como surgiu o Tropicalismo. São usadas imagens de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, entre outros, antes e durante o movimento. É um relato emocionante do encontro dos baianos com Os Mutantes e a ida de Caetano e Gil para o exílio.

O lançamento também será realizado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, dia 12, no shopping Fashion Mall. A estreia nacional será na sexta, dia 14. Em São Paulo, a equipe se apresentou ao público, inclusive os estrangeiros Vaughn Glover e Maurice James, que tiveram a ideia original na qual é baseado o documentário.

Fotos:  Clique aqui para visualizar e baixar as imagens.

Release e Fotos para divulgação específica do filme, clique aqui: http://goo.gl/mTZCi

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091