A Bahia é destaque no estande do Brasil na ITB Berlim

O foco de interesse acontece sobretudo porque a Bahia foi escolhida
por três seleções europeias para concentração durante a Copa do Mundo

A seleção da Croácia escolheu a região de Praia do Forte para concentração  Foto: João Ramos/ Bahiatursa

A seleção da Croácia escolheu a região da Praia do Forte para concentração Foto: João Ramos/ Bahiatursa

Grandes oportunidades para a Bahia durante a ITB Berlim 2014, a maior feira de turismo do mundo, que acontece na capital alemã até o próximo domingo (9). O foco de interesse acontece sobretudo porque a Bahia foi escolhida por três seleções europeias para concentração durante a Copa do Mundo.

A Alemanha e a Suíça vão se instalar na Costa do Descobrimento (Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, respectivamente) e a Croácia escolheu a Costa dos Coqueiros (Praia do Forte).

“Os alemães têm muito interesse em agregar o turismo histórico-cultural ao segmento de sol e praia e, neste momento, querem ter a oportunidade de seguir a sua seleção e aproveitar para curtir os nossos atrativos”, afirma Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, que participa da feira.

ROTEIROS INTEGRADOS - Segundo Rosana, está sendo registrada muita procura para roteiros turísticos integrados na Costa dos Coqueiros, do Dendê e do Descobrimento. Mais de 600 jornalistas estão sendo esperados na região da Costa do Descobrimento para acompanhar os jogadores das seleções.

Além dos voos regulares da Condor, da Tap e Air Europa para a Bahia, os  novos  voos da Alemanha e da Áustria, pela TAP,  para Lisboa, e de Frankfurt  direto para Madrid,  da Air Europa, vão permitir a expansão do fluxo de turistas europeus para o Brasil e, consequentemente, para a Bahia.

“Estamos recebendo muita solicitação de organização de viagens de operadores (famtour) pós-Copa, para os nossos destinos, tendo em vista que, com o Mundial já consolidado, com assentos vendidos e reservas feitas, o mercado internacional  já está voltado para as vendas das Olimpíadas em 2016”, afirma Rosana.

LGBT E ECOTURISMO - A Bahiatursa, além da presença no estande da Embratur na ITB, está presente nos pavilhões LGBT e de Ecoturismo. Neste sábado, Rosana França participa de palestra de divulgação das cidades-sede da Copa do Mundo, promovida pelo Ministério das Relações  Exteriores.

No primeiro dia da Feira, a embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti, conheceu os produtos turísticos da Bahia. Além dos  operadores europeus, os  argentinos e chilenos visitaram o estande, tendo em vista os novos voos do Chile para Salvador, pela Air Europa, com inicio em abril.

A delegação da Bahia é formada pela equipe da Bahiatursa, o secretário de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Fernando Oliveira, e representantes do trade turístico.

EMISSOR DE TURISTAS - A Alemanha é o terceiro maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2012, cerca de 260 mil alemães escolheram destinos brasileiros para viajar. O Lazer foi a principal motivação da viagem e corresponde a 32,5% do total. Já Negócios, Eventos e Convenções somam 29,5% do total, segundo dados da Demanda Turística Internacional de 2012, realizada pelo Ministério do Turismo/Fipe.

O gasto médio dos turistas alemães que visitaram o Brasil por Lazer foi de US$ 81 por dia, enquanto aqueles que estiveram no País para Negócios deixaram US$ 102 por dia. Os destinos mais procurados a Lazer são: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo, Salvador e Angra dos Reis.