A Bahia deu show na 44ª Abav

A ação da Setur e Bahiatursa se espalhou pelos espaços do evento Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

A ação da Setur e Bahiatursa se espalhou pelos espaços do evento Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

O estande de cerca de mil metros quadrados da Bahia na 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, montado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa),  foi destacado como o mais visitado  do evento e escolhido, pela segunda vez consecutiva, o mais criativo. A ação do Governo do Estado no evento, com a ativação da marca Bahia, se espalhou pelos espaços do Expo Center Norte, em São Paulo.

Além do estande próprio com as 13 zonas turísticas, tendo a réplica do Pelourinho como destaque, outro estande foi montado em parceria com a Embratur, divulgando sol e praia e turismo LGBT. O nome da Bahia também apareceu com destaque na Vila do Saber, em todas as 62 placas de sinalização da feira e nos 45 mil cordões dos crachás dos congressistas. Ações no Buyers Club e na Sala de Imprensa do evento ampliaram a participação do estado.

O resultado não podia ser melhor, comemorou o secretário de Turismo do estado. “Pudemos realizar a ativação da marca Bahia de forma nunca vista, de uma forma mais profissional, tecnologicamente falando. Criamos uma rede de wi-fi aqui no estande que catalisou todo mundo e com isso todos começaram a participar de  todos os eventos que proporcionamos. Agora tem empresários não só daqui do Brasil, mas de fora, querendo investir na Bahia”.

O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, destacou os quatro elementos do turismo cultural que ganharam destaque ajudando o turista a definir o destino na hora de escolhera viagem. “A gastronomia presente com o chocolate, o acarajé, a cachaça, o sorvete, a cocada, a maniçoba e petiscos em geral.  A indumentária, com a equipe da Bahiatursa usando roupas estilizadas pelo criador do Cortejo Afro, Alberto Pitta. A música, com a apresentação  de Aloisio Menezes na abertura do evento. E o  artesanato das 13 zonas turísticas exposto no estande”.

Diretor de Promoções da Bahiatursa, Celsinho Cotrim  lembrou a importância da realização das capacitações para profissionais do turismo e a participação maciça do trade na promoção das 13 zonas turísticas baianas “A presença de baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e acarajés,  rodas de capoeira e uma verdadeira prévia do Carnaval e das festas populares da Bahia, com a presença do Rixô Elétrico de Fred Menendez, encantaram o público de uma das maiores feiras de turismo do mundo”, disse.

A seguir, veja alguns depoimentos de quem fez e participou da festa da Bahia na 44ª Abav:

Ângela Fucs, diretora de Administração e Finanças da Bahiatursa – “É a primeira vez que uma área fim participa diretamente desse evento, in loco. É um trabalho belíssimo. A Bahia está de parabéns, nós da Bahiatursa estamos de parabéns. Tudo muito correto, muito bonito, estou deslumbrada”.

Paulo Vital,  diretor de Operações Turísticas da Bahiatursa – “O estado conseguiu transformar, este ano, a Abav na feira da Bahia. Estamos fazendo uma verdadeira revolução aqui dentro do pavilhão, todo o final de tarde, com arrastão final do Rixô Elétrico”.

Eduardo Ramos, diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur -  “Eu acho que daqui a gente está plantando uma semente para que  num futuro bem próximo tudo o que a gente plantou hoje a gente vá colher”.

Edmar Bull,  presidente da Abav -  “É muito importante estar a Bahia  aqui dentro, como sempre bem presente, muito bem representada. É um dos estandes mais bonitos. Contamos sempre com a Bahia,  aqui. Estão todos de parabéns, o secretário José Alves, o diretor Celso Cotrim”.

Magda Nassar, presidente da Braztoa –   “A Bahia  arrebentou,  recriou o Pelourinho, trouxe  inovações, entrou no espírito do que a gente quer dessa nova era Braztoa/Abav, que  é trazer informação, inovação, tecnologia”.

Gisele Lima, diretora da Promo – A participação da Bahia gerou um impacto fantástico junto ao trade. Não só pela beleza do estande, mas, principalmente, porque trouxe a cultura da Bahia de forma muito expressiva”.

Frederico Pedreira, presidente da Avianca –  “A Bahia tem tudo que é necessário para ser um destino turístico em nível mundial. Iniciativas  como essas de divulgação de todo o potencial turístico são essenciais e o que fizeram aqui, na feira, foi bem impressionante”.

Avani Duran, diretora-presidente da LR Turismo – “A Bahia ocupou um lugar digno, o lugar que ela merece. O estande é destaque em  toda parte. É o estande mais comentado, mais frequentado, e tenho certeza que  é um lindo caminho para nós recuperarmos a confiança e admiração do público nacional e internacional”.

Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro-  “Enfim, é a Bahiatursa retomando este lugar que sempre foi seu, da  gastronomia, da estética, da música, das artes, dessa influência que ela tem no Brasil e no mundo”.

Moisés Cafezeiro, coordenador da Cooperativa de Produtores de Artigos Religiosos e Culturais da Bahia – “Vieram com toda força, toda alegria, toda competência. A indumentária inovadora fez a diferença e é disso que a Bahia precisa, que a gente trabalhe com responsabilidade, com amor, dedicação e compromisso com o turismo”.

Cinthia Marques, coordenadora de eventos institucionais do Ministério do Turismo –  “Você olha na feira e está todo mundo com o turbante, vestindo a Bahia. O uniforme está a coisa mais linda. Fora esse cheiro de acarajé, que a gente lá no nosso estande dá vontade de vir aqui comer”.

Carine Trinchão, gerente de vendas da Central do Carnaval  - “A gente fez uma captação muito grande de agencias de viagens e operadoras para vender muito mais o carnaval. Isso ajudou bastante. Muito gente só sabia  do carnaval , mas não sabia que podia ser comissionado. A gente tem programas especiais e o estande na Abav ajudou bastante nessa repercussão toda”.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863