3º Salão Baiano de Turismo já tem cerca de 70 municípios inscritos

Evento, que acontece de 8 a 10 de maio, no Centro de Convenções, terá feirão de pacotes turísticos com desconto de até 30%

O evento contou,nesta quinta-feira, 24, com um dos seus principais vetores de propagação na 39ª reunião do Fórum Estadual de Turismo da Bahia. Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Evento contou com um dos principais vetores de propagação na 39ª reunião do Fórum Estadual de Turismo

 

O 3º Salão Baiano de Turismo, que será realizado de 8 a 10 de maio, em Salvador, promete reunir operadores e agentes de viagem de todo o Brasil, jornalistas e representantes dos municípios turísticos baianos, além de grupos hoteleiros, empresas aéreas, agências de receptivo e o público em geral, no Centro de Convenções da Bahia.

O evento contou, na manhã desta quinta-feira, 24, com um dos seus principais vetores de propagação na 39ª reunião do Fórum Estadual de Turismo da Bahia, realizada no CCB, que teve a presença maciça de gestores dos principais destinos do Estado, e aconteceu em seguida à coletiva de imprensa com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, e os presidentes da Bahiatursa, Fernando Ferrero, ABAV, José Alves, ABIH, Manolo Garrido, e ABRASEL, Luis Henrique Amaral.

Confirmada a participação de 68 municípios das 13 zonas turísticas baianas, que apresentarão seus produtos, cada um, em estandes de 50 m². Consolidado como o maior evento de promoção do Estado, o Salão vai contar com uma grande estrutura, no CCB, onde o público terá a oportunidade de entrar em contato com as diversas manifestações artísticas e culturais da Bahia, bem como visitar exposições que retratam a história e a cultura do povo baiano e obter, em um único lugar, conteúdo sobre as belezas naturais e informações sobre pacotes de viagens, a preços promocionais.

“A ideia é mostrar ao público, à imprensa e aos participantes o que a Bahia tem de melhor em um evento genuinamente baiano, feito por nós para valorizar os produtos da terra”, disse Fernando Ferrero, ao apresentar com detalhes a estrutura do evento. “A rodada de negociações é a grande pegada, porque através dela é que os nossos destinos alcançarão maior visibilidade”, completou, chamando a atenção para o feirão de pacotes turísticos, nos dias 9 e 10, que sucede à rodada propriamente dita, no dia 8.

Promoções - Em paralelo à terceira edição do Salão Baiano de Turismo acontecem o Fórum Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a Expo Hotel ABIH – Ba (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a Expo Alimentos & Bebidas ABRASEL-BA (Associação Brasileira de Bares de Restaurantes) e a Feira de Turismo da ABAV-BA  (Associação Brasileira de Agências de Viagens), que vai contar com o feirão de ofertas de pacotes de viagem para o público final e desconto que chegam a 30%.

O secretário Pedro Galvão disse que se trata de um Salão institucional para vender a Bahia através de uma amostragem das 13 zonas turísticas. “Este ano nós vamos tentar apresentar mais um segmento, a Estrada Real da Bahia, a exemplo do que Minas Gerais fez: teve o cuidado de requalificar sua estrada real e criar um produto turístico que hoje é o principal daquele Estado. Vamos começar o primeiro trecho, na Bahia, que vai de Jacobina a Rio de Contas”.

José Alves, presidente da Abav, lembrou que a feira de negócios, no dia 8, dará lugar ao feirão com 30 agencias de viagens, nos dias 9 e 10, que vão vender diretamente para o público final com preços especiais. “As companhias aéreas, operadoras, resorts – todos os fornecedores da cadeia turística vão comercializar os pacotes para a Bahia, dentro do que se propõe o projeto Viaje Por Um Mundo Chamado Bahia, e para o resto do mundo”.

O presidente da ABIH, Manolo Garrido, lembrou a distribuição dos espaços integrados entre as instituições como um dos pontos positivos do salão este ano e a ação da associação com a Expo Hotel e o Hotel Conceito, um estande decorado apresentando novidades no setor de hotelaria levando em conta conceitos como sustentabilidade, acessibilidade, conforto e modernidade.

A Abrasel também vai realizar ação no sentido de geração efetiva de negócios, segundo o presidente Luiz Henrique Amaral, com os restaurantes oferecendo vouchers para o Festival Brasil Sabor com desconto de até 50%. Ele destacou a possibilidade que o salão oferece para o setor de trabalhar de uma forma integrada, “porque a experiência do turismo deve ser uma experiência completa, aumentando negócios e realizando coisas conjuntas”.

Estandes das zonas turísticas, 16 balcões com atrativos dos segmentos turísticos, manifestações culturais, núcleo do conhecimento, exposição e venda de artesanato, sala de imprensa e um espaço para rodada de negócios, com a presença de 30 das principais operadoras do Brasil, eis um resumo do que será o 3º Salão Baiano de Turismo:

Estandes das zonas turísticas – Exposição dos atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia: Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Caminhos do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Lagos e Cânions do São Francisco, Vale do São Francisco, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste e Caminhos do Oeste.

Balcões dos segmentos – Na área institucional, 16 balcões irão expor segmentos e os principais produtos turísticos na Bahia. A Bahiatursa prioriza ações em novos segmentos e em novos produtos, como o turismo religioso.

Rodada de negócios – Realizada em parceria com o Sebrae. Os principais operadores e agentes de viagem conhecerão os atrativos e equipamentos do turismo no Estado. Espaço para 30 operadoras, 20 de fora e 10 da Bahia com interação comercial. Nos dias 9 e 10 acontece uma feira com venda direta para o público final de pacotes com descontos.

Expo artesanato – Parceria com o Instituto Mauá. Os artesãos comercializarão artigos que representam a riqueza do Estado. O público terá acesso a produtos diversificados distribuídos nos 18 estandes. Dentre os materiais, destacam-se as peças que utilizam técnicas em cerâmica, renda, tecelagem, madeira, mosaico e cabaça. A prioridade é que os produtos comercializados possuam uma relação de identidade com o destino Bahia.

Núcleo do Conhecimento – Um ambiente para aprendizado e debate de temas ligados ao turismo  destinado à realização de palestras, cursos, workshops e mesas-redondas, com temas como Acessibilidade e Turismo, Novas Tendências do Turismo, Gestão de Restaurantes e Evento Gerador de Fluxo Turístico. Uma das atividades será a oficina do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA).

 

Os municípios e empresas interessadas em participar do Salão Baiano de Turismo podem ligar para o Núcleo de Regionalização da Bahiatursa (71-3117-3008) ou entrar em contato pelo email: regionalização@bahiatursa.ba.gov.br

 

SERVIÇO


3º Salão Baiano de Turismo

Data: 8, 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções da Bahia

Horário: 14hs às 20hs (quinta e sexta-feiras), 9hs às 14hs (sábado)

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863