Rio Vermelho abriga o mais novo cartão postal da Bahia

A partir desta quarta-feira (19), baianos e turistas tem um motivo a mais para dar uma “paradinha”, no largo do Rio Vermelho. O bairro cheio de charme, conhecido pelas suas festas e tradições, agora eterniza na sua história, uma homenagem feita ao grande poeta e escritor baiano Jorge Amado.

Sentado em um banco de jardim ao lado da esposa, a também escritora Zélia Gattai, acompanhada do inseparável cão de estimação, Fadul – foi assim que o artista plástico Tatti Moreno, atento aos mínimos detalhes, esculpiu em bronze e em tamanho natural, uma escultura do amigo, Jorge.

“Foram nove meses de muito trabalho. Para mim, além de uma honra e um prazer foi de muita responsabilidade fazer uma obra de uma pessoa, que era meu amigo, e que muito fez por nós e pela imagem da nossa Bahia”, revela o artista.

O local escolhido para abrigar o monumento, o largo de Santana, bem ao lado da igreja, também guarda uma razão especial. De acordo com o filho do casal, João Jorge Amado, “a igreja de Santana só está de pé neste largo, porque seu pai, junto a outros artistas a exemplo de Caribé, se uniram para mantê-la”. Juntos na cerimônia de inauguração realizada na tarde desta quarta-feira, João e Paloma Amado lembraram do amor e da importância do bairro na vida de seus pais.

“Como todo morador do Rio Vermelho, me sinto em casa e muito feliz em ver papai e mamãe sentados ao lado da igreja, fazendo o que eles mais gostavam: apreciar o mar da Bahia e ver passar tantos dos seus personagens”, declara Paloma.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a iniciativa por parte da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV), além de ser uma justa homenagem ao amado Jorge, cria um novo ponto de atração de turistas em Salvador.

“A Bahia ganha um novo cartão postal. É uma escultura belíssima de um artista baiano, em homenagem a ele que foi morador do Rio Vermelho, e que tanto nos presenteou com sua literatura. Tenho certeza que turistas e baianos vão aproveitar muito para tirar fotos e guardar na memória mais uma lembrança do inesquecível Jorge Amado”, afirma Leonelli.

De acordo com o presidente da AMAV, Lauro Motta, a ideia surgiu ainda em 2010, durante a gestão anterior, mas só agora, quase três anos depois é que o sonho veio a se concretizar.

“Agora a nossa sensação é de dever cumprido. Em vida, Jorge Amado levou a Bahia para o Brasil e para o mundo. Agora, com essa homenagem, a nossa fama de bairro boêmio vai ainda mais longe”, comemora Motta.

Além da presença do governador Jaques Wagner, a festa de inauguração do monumento contou com amigos e familiares do casal Amado, representantes políticos, além da apresentação da banda de musica da Policia Militar, do grupo de baianas, animadas ao som das fanfarras e de dois bonecões em alusão ao escritor e a uma de suas mais emblemáticas personagens, Tieta.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863