Bahia celebra diversidade na 11ª Parada Gay

O domingo (9) foi de celebração da diversidade em Salvador, com a realização da 11ª edição da Parada do Orgulho Gay da Bahia, no Centro de Salvador, que este ano passou a ter um formato diferente, agregando uma programação especialmente destinada do público LGBT durante uma semana. A Parada Gay é uma iniciativa do Grupo Gay da Bahia (GGB) e tem o apoio do Governo da Bahia por meio das secretarias de Turismo (Setur), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Bahiatursa.

Do alto do trio elétrico que abriu o desfile e levou às ruas a senadora Marta Suplicy, madrinha do evento deste ano, Luiz Mott, fundador do BBG, anunciou que cerca de 500 mil pessoas lotavam o Campo Grande e Avenida Sete de Setembro. Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, além de casais hetero e famílias inteiras param para assistir à maior manifestação do público GLBT do estado.

Pela primeira vez na Parada Gay da Bahia, Marta Suplicy disse querer ver a alegria da Bahia e dos baianos no desfile e destacou a trajetória de luta. “A parada existe para falar dos nossos direitos, da cidadania, para mostrar a nossa forma de amar. A união estável entre pessoas do mesmo sexo já é uma conquista. Vamos lutar pela adoção, pelo direito a pensão, pelos direitos de todo cidadão”.

Com fantasias luxuosas ou com roupas comuns do dia a dia, o público fez deste domingo um grande dia para celebrar a diversidade e externar a luta pela igualdade. Além das lideranças baianas como o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, outros nomes da como Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais estiveram presentes na parada, em Salvador.

“A Bahia é um exemplo de diversidade e o governo tem investido na infraestrutura para recepção desse público. É bom estarmos aqui com a Marta Suplicy, que tanto luta por nossa causa. Queremos construir uma Parada Gay muito bonita nessa cidade maravilhosa que é Salvador”, disse Toni que é casado com o britânico David Harrad britânico, com quem adotou o menino Alyson, que também participaram do evento na capital baiana.

Destino Gay Friendly – Pela primeira vez, a Parada do Orgulho Gay da Bahia deixa de ser um evento único e passa a integrar a Semana da Diversidade, com intensa programação cultural que incluiu seminários, exposições, festival de cinema, performances, feiras culturais e de negócios e muita música, tudo dedicado ao público LGBT, de 1º a 9 de setembro, em diversos points de Salvador.

A Semana foi formatada pelo GGB e Governo da Bahia, que desenvolve políticas para consolidar a imagem do Estado como destino Gay Friendly.

“Somos parceiros do Grupo Gay da Bahia, e esta é a primeira vez que formatamos o evento como um produto turístico, e assim foi criada a Semana da Diversidade, que inclui vasta programação cultural e ajuda o visitante interessado no turismo GLBT a ficar na cidade mais dias, além da Parada”, explicou Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa.

Já a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, área responsável pela realização de capacitações voltadas ao turismo, Cássia Magalhães, destacou as qualificações realizadas com a Polícia Militar e com o trade para a divulgação da Semana da Diversidade e acolhimento dos turistas.

“Queremos receber bem e por mais tempo esse público que ajuda a movimentar a nossa economia. Eles têm muito interesse na nossa história, na nossa cultura e como normalmente não têm filhos, costumam ter um alto nível de consumo durante as viagens. Nas qualificações prévias à Semana da Diversidade, além dos oficiais e soldados da PM, nós incluímos guias de turismo, recepcionistas e gerentes de hotéis, qualificando-os para atender às necessidades dos visitantes que vêm especialmente para esse grande evento”, contou a gestora.

Sobre o novo formato do evento, Marcelo Cerqueira destacou a parceria com o Governo. “Um grande encontro como esse não poderia ser feito sem planejamento, por isso chegamos à formatação da Semana da Diversidade com o apoio fundamental do Governo do Estado, que apostou no nosso público”.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091